III Domingo do Advento – Ano C

Este domingo chama-se “gaudete” que quer dizer “alegrai-vos sempre no Senhor. Exultai de alegria” são as palavras com que começa a antífona de entrada.
E a 1ª leitura de Sofonias diz: “Solta brados de alegria, Israel. Exulta, rejubila de todo o coração.”
É um convite à alegria porque o povo judeu foi libertado do domínio dos outros povos. Também para nós é motivo de alegria a vinda do salvador. O homem vivia sob o domínio das trevas e do pecado e o menino - Deus trouxe-nos a salvação.
Preparemo-nos, por isso, com alegria, para celebrarmos o Natal que se avizinha. A 2ª leitura de s. Pedro ao Filipenses diz-nos também: “Alegrai-nos sempre no Senhor. Novamente vos digo: Alegrai-vos” É a alegria que resulta da presença Salvadora do Senhor Jesus no meio dos Homens. Devemos estar alegres por termos Jesus no meio de nós.
S. Paulo acrescenta ainda outras recomendações: a bondade, a confiança, a oração (de súplica e de acção de graças). São estas algumas da atitudes que devem aconpanhar o Cristão que celebra a vinda próxima do Senhor:
-alegria, porque a nossa libertação já chegou;
-tolerância e bondade para com os irmãos
-serena confiança em Deus;
-Dialogo com Deus (oração) agradecendo – lhe as graças que nos concede,
- e apresentando-lhe as nossas dores e dificuldades.
Caros amigos e Irmãos
Procuremos desenvolver em nós estas virtudes que S. Paulo nos apresenta, para melhor vivermos o Natal que está próximo. O Evangelho de S. Lucas, diz-nos que “as multidões perguntavam a João Batista: que devemos fazer para receber o Messias? Ele respondeu-lhes: Quem tiver duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma; e quem tiver mantimentos faça o mesmo.”
João Batista recomenda-nos a prática da caridade para sentirmos o Natal com mais profundidade e como partilha do amor a Deus e aos outros…
Lembro a importância da renúncia.
Renunciar a algo que gostava de comprar ou então comprar mais barato e o que economizar se a favor dos mais necessitados. O próximo domingo é o 3º domingo doo mês o Ofertório é para a Acção Caritativa da paróquia.
Façamos a nossa renuncia do Advento a favor desse ofertório, pois a nossa oferta irá ajudar os que mais precisam, e, assim, a nossa alegria, na vivência do Natal, Será maior, pois o Senhor diz: “ O que fizerdes ao mais pequeno dos meus irmãos a Mim o fazeis.”
Diz ainda João Batista:
O batismo que Jesus nos dá consiste na transformação que Cristo realizará no coração de todos os que estão dispostos a acolher a sua proposta de libertação: começará, para eles, uma nova vida; uma vida de graça; uma vida onde o pecado e egoísmo foram eliminados; uma vida seguindo os planos de Deus.
Caros Amigos e Irmãos
Procuremos, na nossa vida, pôr em prática estas exigências que nos são apresentadas.
Primeiro, através da vivência do Natal em que, nas nossas casas, haja o presépio e não apenas a árvore do Natal.
Em que se dê o lugar de relevo ao Menino Jesus e não ao Pai Natal. E em que na noite de Natal não nos lembremos apenas da Ceia, esquecendo a Celebração da Missa.
Em segundo lugar, quero informar que durante quatro trimestres, vamos ter na nossa paróquia, e abertos a outras paróquias, Cursos de formação Social e Religiosa e em que poderão partilhar todas as pessoas que estejam interessadas.
O Bordão desta semana traz esta informação. Apenas adianto que o 1. Curso é sobres a “Personalidade: Sentimentos e relações humanas.”
Será orientado pelo médico - psiquiatra Dr. Luís Marques.
O Curso começará no dia 11-01-2010 e terminará no dia 29-03-2010.
Realizar-se-à às segundas-feiras, no nosso Centro Pastoral, com início às 21h 15 min e terminará às 23h.
As inscrições estão abertas até dia 06-01-2010 e para informações e recepção de inscrições poderão contactar comigo ou com a Maria do Rosário.