Natal do Senhor – Missa do Dia – Ano C

O Evangelho de S. João que acabámos de ouvir, relata – nos: “ No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.”
Verbo quer dizer palavra. Por isso, verbo de Deus quer dizer palavra de Deus. Em S. João a palavra de Deus é Seu Filho Jesus Cristo.
Nós exprimimo-nos por palavra que é o Seu Filho, Jesus Cristo que Ele mandou à Terra para salvação da humanidade. Mudando a palavra “ Verbo” por “Jesus Cristo” a frase ficaria assim. No princípio era Jesus Cristo e Jesus Cristo estava com Deus e Jesus Cristo era Deus. E mais adiante o Evangelho diz-nos: “O Verbo fez-se carne, isto é Jesus Cristo fez-se carne e habitou no meio de nós.” É este o Mistério da Encarnação que celebramos no Natal. Ouçamos o comentário de Santo Atanásio: “O Filho de Deus fez-se Homem, para que os filhos dos homens, os filhos de Adão, se fizessem filhos de Deus…Ele (Jesus) é o Filho de Deus por natureza, nós pela graça (divina). Deus (diminuiu) tornando-se homem; O homem promoveu-se tornando-se participante da divindade.”
Caros Amigos e Irmãos
O nosso Deus, não é um Deus longínquo, mas um Deus que vive no meio dos homens. Aqui mostrou a Sua tenda. Diz-nos o livro do Êxodo: “ a tenda do encontro que, na caminhada pelo deserto, os israelitas montavam no meio do acampamento e que era o local onde Deus residia no meio do seu Povo.” Também hoje Deus vive no meio de nós, presente na Sagrada Eucaristia. Temos consciência disso? Ou nem pensamos nesta realidade?
Diz-nos ainda o Evangelho de S. João: “O Verbo (Jesus) estava no mundo e o mundo que foi feito por Ele não O conheceu.” “Veio para o que era seu e os seus não o receberam” Para nascer, não havia lugar para Ele em nenhuma estalagem… Foi logo perseguido e teve de fugir para o Egipto. Apesar da sua pregação e dos milagres que realizava, continuaram a persegui-lo e mataram-no. Podemos perguntar: Porquê tudo isto? Jesus trouxe a luz, a vida ao homem. Mas no meio do mundo há as trevas, que são o pecado, as forças do mal e o demónio.
Por isso, enquanto houver o homem, haverá esta luta entre luz e trevas. Luz que é Deus, a sua graça e os seus projectos. As trevas são o pecado contar Deus e Contra o próximo. E nós? Onde nos situamos? Na luz, com as suas consequências e exigências, seguindo a Cristo? Ou nas trevas, seguindo o demónio?
Caros Amigos e Irmãos
O mundo em que vivemos, é este… E será tanto melhor ou pior, na medida em que cada um de nós for melhor ou pior. Nós e que fazemos o mundo… Não apontemos o dedo aos outros… mas olhemos para nós! Seja este o nosso propósito neste Natal que estamos a viver.
Boas Festas!