Solenidade da Ascensão do Senhor – Ano B

No Evangelho da missa de hoje Jesus fala-nos do papel dos discípulos do mundo, após a Sua partida ao encontro do Pai.
1º - Jesus ressuscitado define a missão dos discípulos;
2º- Jesus parte ao encontro do Pai;
3º- Os discípulos partem ao encontro do mundo, a fim de porem em prática a missão que Jesus lhes confiou.
Jesus ressuscitado aparece aos discípulos; acorda-os do comodismo em que se tinham instalado e define a missão que, para o futuro, eles serão chamados a desempenhar no mundo…
E essa missão dos discípulos destina-se a todo o mundo e a toda a terra. Depois, Jesus mandou-lhes que pregassem o Evangelho.
O que é o Evangelho? Diz o próprio Jesus que o Evangelho é o anúncio de que o Reino de Deus chegou à vida dos homens, trazendo-lhes a paz, a libertação e a felicidade. O Evangelho é o anúncio de um acontecimento único e fundamental em que através de Jesus Cristo, Deus veio ao encontro dos homens, manifestou-lhes o seu amor, inseriu-os na sua família, convidou-os a integrar a comunidade do Reino, ofereceu-lhes a vida da graça.
Por isso, o anúncio do Evangelho obriga os homens a fazerem uma opção. Diz Jesus: “Quem, acreditar e for baptizado, será salvo.” Portanto, quem aderir à proposta que Jesus faz, terá a vida da graça e definitiva. Diz ainda Jesus: “Quem não acreditar, será condenado.”
Portanto, quem recusar a proposta de Jesus, ficará à margem da Salvação.
A presença da Salvação de Deus no mundo tornar-se-á uma realidade, através dos gestos dos discípulos de Jesus… Comprometidos com Jesus, os discípulos: vencerão as injustiças e as incompreensões, serão mensageiros da paz entre os homens, levarão a esperança e a vida nova a todos os que sofrem e que são prisioneiros da doença e do sofrimento. Em todos os momentos, Jesus estará com eles, ajudando-os a vencer as contrariedades e as oposições. Por último, Jesus fala-nos da acção missionária dos discípulos: eles partiram (quer dizer, deixaram para trás o trabalho, a família, os amigos, por causa da missão que Jesus lhes deu), partiram a pregar (quer dizer a anunciar com palavras e com gestos concretos essa vida nova que Deus ofereceu aos homens através de Jesus), partiram a pregar por toda a parte (propondo a todos os homens, sem excepção, a proposta salvadora de Deus).
Sublinhemos ainda que não estão sozinhos durante a missão… Jesus, vivo e ressuscitado, está com eles, coopera com eles e manifesta-se ao mundo através das palavras e acções dos discípulos. Diz-nos Stº Agostinho sobre a Ascensão do Senhor: “Jesus não deixou o céu quando desceu de lá até nós, nem se afastou de nós quando voltou a subir ao céu.”
A festa da Ascensão de Jesus é, sobretudo, o momento em que os discípulos tomam consciência da sua missão e do seu papel no mundo.
A Igreja (a comunidade dos discípulos que somos nós, reunida à volta de Jesus, animada pelo Espírito Santo) é, essencialmente, uma comunidade missionária, cuja missão é testemunhar a todos a proposta de salvação e de libertação que Jesus veio trazer aos Homens. E nós temos esse espírito missionário e de evangelização?
No local de trabalho? Em minha casa? No meu prédio? Na minha rua? No meu bairro? Na minha família? Junto dos meus amigos?