IV Domingo de Páscoa – Ano B

O Evangelho deste domingo diz-nos que, para o cristão, o “Pastor” por excelência é Cristo. É Cristo em quem devemos confiar é à volta de Cristo que nos devemos juntar; são as suas indicações e propostas que devemos seguir. Por isso, pergunto:

O nosso “Pastor” é de facto, Cristo, ou temos outros “pastores” que nos arrastam; e à volta dos quais construímos a nossa vida? O que é que nos conduz e orienta as nossas opções: Jesus Cristo? Ou o comodismo e o prazer? Ou o medo de que os outros falem? Ou os desrespeitos humanos?

Caros Amigos e Irmãos

Reparemos na forma como Cristo desempenha a sua missão de “Pastor”: Ele não actua por interesse mas por amor; Ele não foge quando as ovelhas estão em perigo. Mas defende-as, preocupa-se com elas e até é capaz de dar a vida por elas. Ele mantém com cada uma das ovelhas uma relação: única, especial, pessoal, conhece os seus sofrimentos, dramas, sonhos e esperanças. As qualidades e virtudes de Cristo, o Bom Pastor, devem fazer-nos perceber que podemos confiar incondicionalmente, n´Ele e entregar, sem receio, a nossa vida nas suas mãos.

No “rebanho” de Jesus, não se entra por convite especial, nem há um número restrito de vagas a partir do qual mais ninguém pode entrar…

A proposta de salvação que Jesus faz destina-se a todos os homens e mulheres, sem excepção. O que é decisivo para entrar a fazer parte do rebanho de Deus é :“escutar a voz” de Cristo, aceitar as suas indicações e tornar-se seu discípulo…

Isto significa, concretamente, seguir Jesus; aderir ao projecto de salvação que Ele veio trazer e percorrer o mesmo caminho que Ele percorreu entregando-se a realizar a vontade do Pai e a salvação dos homens.

Caros Amigos e Irmãos

Estamos hoje a Terminar a Semana das Vocações. Precisamos de rezar muito para pedir mais pastores e pedir muitas vocações. Precisamos de ter esta preocupação rezando cada dia da vida em cada missa e em cada terço.

Precisamos de olhar para Jesus e entregar-lhe a misericórdia de nos conceder mais pastores dedicados, generosos, humildes e serviçais. O Senhor continua a chamar muitos jovens. Supliquemos a Deus a graça de saberem ouvir a voz do Bom Pastor e o desejo de saberem imitar o Divino Mestre, que passou fazendo o bem. Querendo responder à urgência missionária, sentida em toda a Igreja e na ocorrência dos 150 anos da morte do Santo Cura d´Ars, “Padroeiro de todos os sacerdotes do mundo,” o Papa Bento XVI anunciou a convocação do Ano Sacerdotal a partir do dia 19 de Junho de 2009 até 2010.

Acompanha-nos nesta missão confiante a intercessão de Nossa Senhora, a Virgem de Nazaré, que pelo seu “sim”, diariamente renovado, se tornou a mãe de Deus e nossa mãe e se faz nosso exemplo, ensinando-nos a cultivar no coração humano o acolhimento sereno e generoso ao projecto de Deus. 

Caros Amigos e Irmãos

O dia de hoje é dedicado às mães. Elevemos o nosso pensamento para a nossa Mãe do céu, modelo de todas as mães, para que vele e acompanhe todos e cada um de nós.

Tenhamos também presente as nossas mães da terra para que o Senhor lhes dê força e coragem para cumprirem a sua grande missão de mães, na Igreja, na família e na comunidade. Que todas as mães espalhem à sua volta o amor, a paz e a alegria. Às mães que já partiram, tenhamo-las presentes nas nossas orações e peçamos-lhes que, junto de Deus, nos acompanhem e velem por nós. Com Maria, Mãe da Igreja e com os nossos irmãos! Caminhemos ao Encontro de Cristo!