Domingo de Páscoa – Ano B


Celebramos a Ressurreição de Cristo.
Sabemos que a Ressurreição de Jesus não é um acto isolado mas o ponto de chegada de uma vida vivida na obediência ao Pai e na entrega aos Homens.
Depois de Jesus ter passado pelo mundo, fazendo o bem e libertando todos os que estavam sob o domínio do pecado;
Depois de ter morrido na cruz, como consequência da doutrina que pregava;
Deus ressuscitou-O.
A vida nova que a ressurreição nos trouxe: é termos em nós a vida de Cristo; posta ao serviço do projecto do salvador e libertador de Deus, para nos transformarmos e para nos libertarmos:
- da escravidão;
-do egoísmo,
- e do pecado.
É este o apelo que deixo a todos nós: termos uma, vida nova, para nós e para os outros.
É, por isso, absolutamente necessário que esta mensagem de Salvação e de vida, em união com Deus, chegue a todos os Homens. É uma proposta de Salvação universal que, através de todos os tempos, deve atingir todos os povos da Terra, sem distinção. Pergunto:
- A nós já chegou a proposta da Salvação que Cristo Ressuscitado nos trouxe?
- Que efeitos têm tido em nós?
- Nota-se na nossa vida, que seguimos a Cristo Ressuscitado.
Caros Amigos e Irmãos
Temos de ser nós os cristãos com o nosso exemplo de fé e de alegria e a nossa palavra cheia de vibração e entusiasmo, a levar, os que nos rodeiam, ao encontro de Cristo Ressuscitado.
Não seguimos um homem que terminou os seus dias morto numa cruz, mas seguimos um Homem, que é Deus e que venceu a morte; Ressuscitando.
É esse Cristo que é a Cabeça do Povo de Deus a que todos pertencemos e que, reunidos numa comunidade paroquial, aqui devemos viver e transmitir aos outros: a vida, a força e o dinamismo de Cristo Ressuscitado.
Cristo Ressuscitou, não para ficar prisioneiro nos sacrários dos nossos templos ou, dentro de nós, na comunhão.
Ele é a vida e quer dar e transmitir essa vida a quem ainda não a tem.
Mas, para isso, precisa de nós e depende de nós.
Caros Amigos e Irmãos
A ressurreição de Cristo é o acontecimento mais importante na vida dos Cristãos.
Por isso, não o devemos celebrar apenas no Domingo de Páscoa e só dentro das nossas Igrejas, mas devemos vir para as ruas e para as casas, e levar a Todos o anúncio de Cristo Salvador.
Que Cristo Ressuscitado abençoe todas as famílias e casas da nossa paróquia e leve a todos os lares a paz, o amor e a concórdia entre todos!
Seja esta Páscoa da Ressurreição e a visita Pascal que é o seu prolongamento, ocasião para nos aproximarmos mais de Cristo, mais uns dos outros e que Pároco e paroquianos se sintam mais próximos e mais unidos no Senhor.
Se queremos uma paróquia viva, activa e dinâmica, temos de ir buscar a força a Cristo Ressuscitado. Mas a paróquia será, o que as pessoas que a compõem, queiram ser…
Fica o apelo a Todos. Só vale a pena ser Cristão, se formos Cristãos a Sério!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.