IV Domingo da Quaresma Ano – C

O Evangelho da missa de hoje, fala-nos na atitude de um Filho que, pedindo ao pai a herança, abandona a casa e o amor do pai e gasta, estragando, os bens que o pai colocou à sua disposição.
Por longes terras gastou tudo e sem dinheiro, sem família e sem amigos, passa fome e vive só.
Este filho cai em si e decide: “Vou partir, vou ter com meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra o Céu e contra Ti.”
O pai, que sempre esperou pelo regresso do filho: viu-o ao longe, correu para ele, abraçou-o e cobriu – o de beijos. Estava o perdão concedido e houve festa naquela casa.
O que é que o Senhor nos quis dizer nesta parábola? O pai é Deus. Deus é o Pai bondoso, que respeita a liberdade e as decisões dos seus filhos, mesmo que eles usem essa liberdade para procurar a felicidade para procurar a felicidade em caminhos errados.
E, aconteça o que acontecer, o Pai-Deus- continua a amar e a esperar ansiosamente o regresso dos filhos rebeldes.
O filho nesta parábola, somos todos nós quando nos deixamos conduzir pelo pecado.
Pegamos na herança que Jesus Cristo nos alcançou, morrendo por nós, no alto da cruz, e deitamos fora as graças que Ele conseguiu para cada um de nós: não só não beneficiando dessas graças, mas também desprezando todos os sofrimentos que Cristo fez por mim.
Caros Amigos e Irmãos
Ao cair em pecado, tenhamos a coragem de imitar o filho pródigo: “Vou partir, vou ter com meu Pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra o Céu e contra Ti.”
Não tenhamos vergonha, não tenhamos medo. Não esperemos mais tempo e tomemos a nossa decisão: Deus colhe-nos sempre com amor. Essa é a alegria de Deus. É esse Deus de amor, de bondade, de misericórdia, que se alegra quando o filho, que é cada um de nós, regressa.
Caros Amigos e Irmãos
Nesta quaresma que estamos a viver, peçamos ao Senhor perdão das nossas faltas.
Lembro o que disse no inicio da quaresma, a Celebração penitencial (confissão) realizar-se-á, na Igreja da Rainha Santa Isabel, no próximo dia 26 de Março (Sexta feira antes doo Domingo de Ramos, às 21 horas).
Lembro também a nossa renúncia Quaresmal. Economizarmos para ajudarmos no próximo domingo (3º do mês, o ofertório será para a Acção Caritativa da nossa paróquia).
No domingo de Ramos (28 de Março) o ofertório destina-se a ajuda a pagar o seminário dos Padres “Servos de Jesus Salvador” que trabalham na nossa diocese.
Procuremos ser generosos.
No fim das missas serão distribuídos envelopes para entregarem nos ofertórios das missas de 27 e 28 de Março. Os envelopes serão distribuídos nas Capelas nas missas de 14 de Março e na igreja da Rainha Santa nos dias 20 e 21 de Março.
Caros Amigos e Irmãos
Venho informar e convidar todas as pessoas a participar na Assembleia da nossa paróquia e Peregrinação que, mais uma vez, se vai realizar, em Fátima, no próximo dia 20 de Junho – domingo.
O tema desta Assembleia é “O compromisso dos Leigos na Igreja.”
Vamos pedir as bênçãos da Virgem Santíssima para que a Igreja, neste Ano Sacerdotal, se renove através da acção e compromisso dos Leigos, em comunhão com os sacerdotes. Quem desejar ir de autocarro, poderá fazer a sua inscrição, até ao dia 22 de Maio, nos locais mencionados, no Bordão, que esta semana publica esta notícia.
Caros Amigos e Irmãos
Procuremos participar e sentir, em uníssono, portanto todos juntos, uma paróquia que seja dinâmica e viva!