I Domingo da Quaresma- Ano C

A Quaresma é o tempo de preparação para a festa da Páscoa. A Páscoa em que se celebra a Ressurreição de Cristo é a principal festa dos Cristãos. Quaresma quer dizer quarenta dias de preparação, que vai de quarta-feira de cinzas ao domingo de Páscoa. O Evangelho deste domingo apresenta-nos as tentações feitas pelo demónio a Jesus, que estava em oração, no deserto e mostrar-nos que nós, também sujeitos às tentações do demónio, devemos seguir o exemplo de Jesus: não cedendo às tentações e afastando e repelindo o demónio. Jesus deu-nos, assim, um extraordinário exemplo: de humildade, ao sujeitar-se aos ataques do demónio, e de fortaleza, ao resistir decididamente, sem a mais pequena hesitação ou cedência. Sobre este assunto, passo a citar S. João Crisóstomo, que nos diz: “Uma vez que o senhor tudo fazia e sofria para o nosso ensinamento, também quis ser conduzido ao deserto e ali travar combate contra o diabo, a fim de que os baptizados, se depois do Baptismo vierem a sofrer as piores tentações, não se perturbem com isso, como se tratasse duma coisa que não era de esperar. Não, diz S. João Crisóstomo, não há que se perturbar com isso, mas sim permanecer firmes e enfrentar as tentações como a coisa mais natural do mundo.”
Diz-nos ainda S. Paulo, na sua carta aos Hebreus: “ Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados acima das vossas forças, mas, com a tentação, vos dará os meios de sair dela e a força para a suportar.”
Não pensemos, por isso, em viver num mundo sem tentações.
Isso seria utópico…
Temos de ter força e coragem para, como Cristo, vencermos as tentações.
Caros Amigos e Irmãos
A Quaresma é tempo de oração, penitência, conversão, renúncia e caridade.
Lembro as acções que estão previstas e para as quais, desde já, apelo à vossa presença e participação: dias de jejum e abstinência: Quarta – feira de Cinzas, Sexta – feira Santa; Dias só de abstinência, todas as Sextas-feiras da Quaresma.
Apelo à participação na Via-Sacra, que se realizará, todas as sextas-feiras da Quaresma às 21 horas, na Igreja da Rainha Santa Isabel. A Celebração Penitencial realizar - se - à, no dia 26 de Março (6ª feira antes do Domingo de Ramos) às 21horas aqui na Igreja.
Estarão presentes dois sacerdotes.
O ofertório da renúncia quaresmal é no domingo de Ramos, dia 28 de Março, conforme superiormente determinado, e destina-se a ajudar a pagar o seminário dos padres “ Servos de Jesus Salvador.”
Lembremos o que S. Leão Magno, acerca do Jejum e da renúncia, recomendou aos seus fiéis:
“ Nós prescrevemo - vos o jejum, recordando-vos não só a necessidade de abstinência, mas também as obras de misericórdia. Deste modo, aquilo que tiverdes poupado nas despesas ordinárias, torna-se alimento para os pobres.”
Palavras, ditas no século V que têm hoje plena actualidade.
Caros Amigos e Irmãos 
Desejo, neste momento, informar-vos do valor dos ofertórios dos terceiros domingos, destinatários à Acção Caritativas da Paróquia, e que são fruto: da generosidade de todos vós que participastes nestes ofertórios, e da compreensão e colaboração da Mesa da Confraria da Rainha Santa Isabel que voluntariamente, prescindiu deste ofertório. Durante 2009, o Total das receitas foi de 5899,20 euros e foi para apoiar despesas de farmácia, água, luz e gás, vendas de casa, alimentação e apoio escolar.
No Bordão desta semana vêm especificadas as verbas gastas em cada uma destas rubricas. Que Deus compense a vossa generosidade!
E aproveitemos a vivência desta Quaresma, para a correspondermos aos apelos que o Senhor Jesus, faça a cada um de nós!
O ofertório da missa de hoje é para a Acção Caritativa da Paróquia.