Solenidade da Epifania do Senhor – Ano C

Epifania quer dizer manifestação - aparição de Jesus a todos: (Judeus e pagãos)
O Evangelho de S. Mateus, perante o nascimento do Menino - Deus, apresenta-nos diversas atitudes e reacções das pessoas: vejamos as atitudes dos Judeus: o povo Judeu há séculos que esperava a vinda do Messias. Jesus nasce deste povo Judeu, desta raça judaica desta família de David. Só os pastores, deixaram tudo, ao chamamento do Anjo, apressadamente, dirigiram-se para a gruta de Belém. Os sacerdotes e os escribas, servidores do Templo e do povo e que, por dever de ofício preparavam a vinda do Messias, nenhum deles se preocuparam em ir ao Seu encontro. E nós? Não andaremos muitas vezes envolvidos nos livros religiosos e perto das coisas do Templo, mas o nosso coração poderá estar muito longe de Deus e do próximo. Podemos andar entretidos ou distraídos com coisas de Deus e Deus passar-nos ao lado e não darmos por Ele ou não O procurámos…Quanto a Herodes que, como diz o Evangelho, ficou perturbado com a notícia do nascimento de Jesus, pois poderia vir a ocupar o seu lugar, mandou matá-lo, assim como outras crianças foram vítimas do seu actos desumano e louco.
Caros Amigos e Irmãos
Perante o nascimento do Menino – Deus, vejamos agora a atitude dos pagãos, portanto, do que não eram Judeus. O Evangelho fala-nos de uns Magos que vindos do Oriente, vinham para adorar o Deus -Menino.
Os Magos representam os homens de todo o mundo que se deixam guiar pela mensagem de paz e de amor de Cristo.
Eles são a imagem da Igreja, composta por gente de todas as raças, tribos, línguas e nações.
Diz-nos o Evangelho que eles viram uma estrela e seguiram-na…vemos que estavam atentos aos sinais de Deus, viram a estrela e deixaram tudo e seguiram-na.
Sem medo e, arriscando tudo, não desistiram ate encontrar o Deus - Menino…
E nós? Como os Magos estamos atentos aos sinais que Deus nos manda? Disponibilizam-nos para seguir esses sinais? Estamos prontos para cortar as amarras que nos prendem: ao nosso egoísmo, à nossa inveja, ao nosso comodismo ao nosso calculismo.
Caros Amigos e Irmãos
No início de mais um ano, peçamos a Deus que nos dê força para um libertar das cadeiras que nos impedem de chegarmos a Cristo. Termina o Evangelho dizendo que os Magos entraram na gruta e viram o Menino com Maria, Sua Mãe, e, portando-se diante d'Ele, adoraram-n'O e ofereceram-lhe: ouro – porque era rei, incenso – porque era Deus, mirra - porque era homem.
Ofereçamos, nós, também ao Senhor: o ouro do nosso trabalho, o incenso das nossas orações, a mirra das nossas boas obras.
Caros Amigos e irmãos
Hoje, como no tempo de Jesus, diante da estrela, os homens tomam atitudes diferentes: Há quem, como os Magos, se ajoelhe, ou seja, reconheça em Deus a luz do mundo e se lhe submeta, há quem fique indiferente; há quem procure apagar essa luz, que é Deus no mundo.
Todos viram a mesma realidade um Menino acabado de nascer. Mas as escolhas foram e são diversas. No início de 2010 façamos o propósito de pedir ao Senhor por essa multidão imensa: que não tem fé, que não adoram a Deus, que não vivem com Ele, nem vivem com Ele.
Caros Amigos e Irmãos
Que a nossa vida, o nosso modo de agir, a nossa maneira de actuar, a nossa maneira de amar e servir, dê a conhecer a Deus - Menino e que os outros descubram: Deus em nós e Deus nas nossas vidas… É assim que acontece connosco ou não? Deixemos transparecer Deus através das nossas palavras das nossas atitudes das nossas obras. Procuremos ser pessoas de Deus…