II Domingo do tempo comum Ano C

A segunda leitura da primeira Carta de S. Paulo aos coríntios diz-nos: há diversidades de dons espirituais mas o espírito é o mesmo; há diversidades de ministérios, mas o senhor é o mesmo. Exercem os ministérios na Igreja os que: ensinam, catequizam, pregam; os que servem ao culto, sacerdotes, diáconos, cantores, leitores, acólitos; os que exercem o serviço de caridade; os que prestam os mais diversos serviços à Igreja…
Portanto, S. Paulo afirma que perante a diversidade de dons, de carisma que cada um tem, a sua relação com Deus é igual.
A comunidade cristã tem de ser o reflexo, o espelho da comunidade de amor que une o Pai, o filho e o Espírito Santo.
Por isso pergunto: As nossas comunidades cristãs são espaços de comunhão e de fraternidade, onde o amor e a solidariedade dos seus diversos membros, portanto de nós, reflectem o amor que une o Pai, o Filho e o Espírito Santo?
Ou, pelo contrário, as nossas comunidades reflectem a desunião, a inveja e a critica que existe entre os seus membros? Como Cristãos, somos todos membros de um único corpo, de que Cristo é a cabeça, com diversidade de funções e de serviços. 
Essa diversidade de “dons” não pode ser um factor de divisão ou de conflito, mas de riqueza para todos. Por isso, pergunto: “Os dons” que Deus nos concede: são sempre postos aos serviços do bem comum, ou servem para nos autopromovermos, para ganharmos prestígio aos olhos dos outros?
É necessário ter bem presente que os “dons” são sempre um dom gratuito de Deus, isto quer dizer que “os dons” não dependem dos nossos méritos pessoais. Nós podemos aperfeiçoá-los e desenvolvê-los.
Por isso, devemos ter consciência de que o mais importante: aquilo a que devem subjugar-se os nossos interesses pessoais; é sempre ao bem da comunidade.
Caros Amigos e Irmãos
O Evangelho de S João fala-nos do milagre realizado por Jesus nas Bodas de Caná. 
Vejamos as lições extraordinária que Maria e Jesus nos dão:
Maria: Está atenta ao que se passa à sua volta (não têm vinho, diz ela a Jesus); Não está distraída ou ocupada com outras coisas…; é interveniente…, não é comodista…, Pede ajuda a seu Filho. Acredita que Jesus pode resolver o problema. Vemos que Maria compadece-se das necessidades dos homens e leva Jesus a antecipar a Sua hora…
Isto quer dizer que para Jesus intervir, não há horas previamente marcadas: quando o homem precisa... é a hora em que Jesus ajuda…
Caros Amigos e Irmãos
Vejamos como o Evangelho termina: Jesus deu início aos seus milagres, foi este o primeiro milagre realizado por Jesus, no início da Sua Vida pública, portanto quando começou a pregar o Reino de Deus.
Diz ainda o Evangelho: manifestou a Sua glória, realizando um milagre, Jesus mostrou que era Deus.
Por último, diz-nos o Evangelho: os discípulos acreditaram em Jesus; verificaram que Jesus tinha poderes que mais ninguém tinha. E este milagre tirou-lhes todas as dúvidas e seguiram Jesus…
Caros Amigos Irmãos
Quais são os sinais que o mundo de hoje necessita para seguir Jesus.
Tem de ser: o nosso testemunho, a nossa acção, a nossa caridade. “Pelo amor conhecerão que sois meus discípulos”, diz o Senhor. Mas, para conseguir isso, é necessário, termos: numa Fé muito forte - capaz de transportar montanhas, como diz o Senhor, uma Oração apaixonada (entrega total), uma confiança - sem limites, sem reservas.