I Domingo do Tempo Comum Ano – C–Batismo do Senhor

Diz-nos o Evangelho de S. Lucas que “Jesus também foi baptizado” por João Batista. Porque é que Jesus quis ser baptizado por João? Jesus necessitava de um batismo que estava ligado à penitência, ao perdão dos pecados e à mudança de vida?
Ao receber este batismo de penitência e de pecadão dos pecados, (de que Jesus não precisava, porque n'Ele não havia pecado): Jesus solidarizou-se com o homem limitado e pecador, assumir a sua condição humana, colocou-se ao lado dos homens, para os ajudar a sair da situação de pecado e para percorrer com os homens o caminho da libertação, o caminho da vida da graça. Por isso, o batismo de Jesus, mostra-nos que Jesus é o Filho de Deus que o Pai envia ao mundo a fim de cumprir um projecto de libertação em favor dos homens. Como verdadeiro Filho, Ele obedece ao Pai e cumpre o plano salvador do Pai e cumpre o plano salvador do Pai, e realiza a comunhão entre Deus e os homens que o pecado havia interrompido e conduz os homens ao encontro da vida da graça de Deus. Pergunto Eu, filho deste Deus, aceito ir ao encontro dos meus irmão mais desfavorecidos e mais afastados da fé e estender-lhes a mão? Partilho a sorte dos pobres, dos sofredores, sofro na alma as suas dores, aceito identificar-me com eles e participar dos seus sofrimentos, a fim de melhor os ajudar a prepararem-se para o batismo?
Não tenho medo de me sujar ao lado dos pecadores e dos afastados da Igreja se isso contribuir para os libertar e para lhes dar mais dignidade e mais esperança?
Caros Amigos e Irmãos
No Batismo, Jesus tomou consciência da usa missão (missão que o Pai lhe confiou). Jesus recebeu o Espírito e partiu em viagem pelos caminhos poeirentos da Palestina, a testemunhar o projecto libertador do Pai.
Eu, que no batismo aderi a Jesus e recebi o Espírito que me preparou para uma missão a desempenhar na Igreja tenho sido um colaborador comprometido no programa em que Jesus se empenhou e pelo qual Ele deu a vida?
Pelo batismo, fiquei a fazer parte da Igreja, Povo de Deus, onde encontro os meios de salvação que Jesus nos deixou e onde é importante e imprescindível a participação e a colaboração de todos os cristãos. E á nossa responsabilidade dentro da comunidade eclesial passa também pelo apoio a dar através da “oferta Paroquial”.
Por isso, Caros Amigos e Irmãos no início de mais um ano, começo por agradecer a generosidade de todos aqueles que, em 2009, quiseram dar a sua oferta para a paróquia de santa Clara, cujo resultado, por zonas, vem publicado no “Bordão” desta semana. Em 2010, voltamos a apelar a todos os cristãos para que, de boa vontade, ajudem os serviços da nossa comunidade paroquial! A oferta de todos é imprescindível para que possamos continuar e, se possível desenvolver mais a nossa acção pastoral, juntos dos grupos e das pessoas.
De todos os donativos, passaremos recibo que servem para dedução no IRS. Aos membros do Conselho Económico e Social e seus colaboradores, que novamente tomam sob a sua responsabilidade a recolha destas ofertas, testemunho a minha gratidão pela disponibilidade e pelo esforço. A todos os que, generosamente, já contribuíram e venham a contribuir com a sua oferta, Deus os compensará e como pároco, agradeço, reconhecidamente, a colaboração de todos os paroquianos. Assim sentimo-nos mais Igreja e mais responsáveis pela vida da Igreja