Solenidade de Todos os Santos – Ano B

Celebra-se hoje a Solenidade de Todos os santos, que nos faz saborear na alegria de participar na grande família dos amigos de Deus ou como escreve S. Paulo: “ de tomar parte na herança dos santos na luz”.
Mas será que nós usamos todos os meios para ser admitidos na grande família dos amigos de Deus?
Será fácil convencer-nos de que, para além da Terra em que vivemos, existe o céu?
Que Certezas temos para ter a esperança de entrar no Céu?
Vejamos o que nos diz a 2ª Leitura desta Eucaristia: “Caríssimos, diz-nos S. João, vede que admirável amor o Pai nos consagrou em nos chamar filhos de Deus. E somo-lo de facto.”
A filiação divina dá-nos direito à glória do Céu, pois não é uma adopção legal, como a adopção humana de um filho. A adopção divina implica uma participação na natureza divina, pela graça de Deus.
Continuamos a citar a 1.ª Carta de S. João: “ Caríssimos, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, na altura em que se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porque O veremos como Ele é.”
Esta é a melhor definição da infinita felicidade do Céu, de que gozam todos os Santos que hoje festejamos: contemplar a Deus tal e qual Ele é, não apenas as suas obras, mas a Ele próprio, face a face.
Diz-nos ainda S. João: “Todo aquele que tem em Deus a sua esperança purifique-se, para ser puro, como Deus é puro. Daqui se conclui que é possível entrar no Céu, para ver a Deus face a face, mas, para isso, devemos estar bem purificados dos nossos pecados no sacramento da confissão. Porém, para alcançarmos o céu, temos, em vida, de pôr em prática as Bem-aventuranças que o Evangelho de hoje nos fala.
Viver as Bem-Aventuranças não é fácil ser pobre de coração num mundo que anda à procura do poder e do ter, não é fácil perdoar, num mundo duro e violento, não é fácil ter o coração puro, face à imortalidade e à corrupção que aparecem por todos os lados; não é fácil construir a paz, quando os outros promovem a divisão e a vingança.
Caros Amigos e Irmãos
As Bem – Aventuranças vão, em muitas situações contra a corrente que o mundo vive , que é de prazer e vida fácil, porque um dia Jesus disse: “ Sois do mundo, e ao mesmo tempo não sois do mundo…”
Vós não sois do mundo: onde cada um pensa apenas em si; de um mundo onde só se pensa no consumo, na violência, na vingança.
E face a este mundo deveis dizer: “ não estou de acordo!” É certo que sereis perseguidos rir-se-ão de vós, ou procurarão fazer-vos calar. Felizes sereis se fordes firmes, porque fareis ver onde está a verdadeira felicidade que leva à Santidade.
Caros Amigos e Irmãos
Os Santos foram pessoas, como nós, que se apaixonaram pelo Evangelho…
Os santos foram homens e mulheres corajosos, capazes de gritar bem alto, para que todos os ouvissem, a alegria que os faziam viver!
Eles mostram-nos o caminho da verdade e da liberdade…
Aqueles que conviveram com os Santos afirmam que, junto deles, sentiam que se tornavam melhores pois o seu exemplo ilumina, a sua alegria é o testemunho mais belo, a sua felicidade é contagiante.
Caros Amigos e Irmãos
Só temos que imitar os Santos, pois cada um de nós também pode ser Santo.
Só é preciso querer!
Neste dia de Todos os Santos, sentimos reaviver em nós a atracção para o Céu, que nos entusiasma a apressar o passo da nossa peregrinação terrena.
Sentimos acender os nossos corações o desejo de nos unirmos para sempre à família dos Santos, da qual já agora temos a graça de fazer parte.
Queridos amigos, diz-nos Bento XVI, ponhamos a nossa mão na mão dos Santos, e deixamo-nos conduzir por ela rumo à pátria celeste, na companhia dos espíritos bem-aventurados “de todos as nações, povos e línguas.”