XIV Domingo do Tempo Comum – Ano B

Na 2ª Leitura da 2ª Carta de S. Paulo aos Coríntios diz: “Alegro-me nas minhas fraquezas, nas afrontas, nas adversidades, nas perseguições e nas angústias sofridas por amor de Cristo.” Estas palavras expressam a polémica de Paulo com alguns cristãos que não o aceitavam. Ao longo de todo o seu caminho missionário, Paulo teve de lidar frequentemente com a incompreensão; e muitas vezes, essa incompreensão veio até dos próprios irmãos na fé, e dos membros das comunidades a quem Paulo tinha levado, com muito esforço, o anuncio libertados de Jesus. No entanto, a incompreensão de que foi vítima, nunca abalou a decisão e o entusiasmo de Paulo, no anuncio da Boa Nova de Jesus… Ele sentia que Deus o tinha chamado a uma missão e que era preciso levar essa missão até ao fim, doesse a quem doesse…
Caros Amigos e Irmãos
Frequentemente, temos de lidar com situações como estas. Todos experimentámos já momentos de incompreensão e de oposição que, muitas vezes, vêm do interior da nossa própria comunidade e que, por isso, magoam mais. É nessa altura que o exemplo de Paulo deve brilhar diante dos nossos olhos e ajudar-nos a vencer o desânimo e a tentação de desistir.
Procuremos, caros Amigos e Irmãos, como S. Paulo, sermos fortes e resistentes!
Na carta de S. Paulo que acabámos de ouvir, como, aliás, em quase todas as cartas do apóstolo, transparece, na vida de S. Paulo, a atitude de vida de um cristão para quem Cristo é, verdadeiramente: o centro da própria existência e que só vive em função de Cristo… Nada mais interessa a Paulo senão anunciar as propostas de Cristo e dar testemunho da graça salvadora de Cristo.
Pergunto:
Que lugar ocupa Cristo na minha vida?
Que lugar Ocupa Cristo: nos meus projectos, nas minhas decisões, nas minhas opções, nas minhas atitudes?
Diz S. Paulo na carta que lemos: “Quando sou fraco, então é que sou forte.”
Quer dizer, quando sou atacado é que me torno forte para me defender. É nessa altura, que tenho de ir buscar todas as forças e reservas para vencer as dificuldades…
Não esqueçamos:
- Só há vencedores se houver batalhas!
Deus não afasta do homem as dificuldades e problemas, mas dá força para os vencermos. Temos de estar preparados para a luta…
Caros Amigos e Irmãos
O Evangelho da missa de hoje diz-nos que apesar da incompreensão dos habitantes de Nazaré, Jesus continuou, em absoluta fidelidade aos planos do Pai, a dar testemunho, no meio dos homens do Reino de Deus.
Rejeitado em Nazaré, Ele foi, como diz o Evangelho, percorre as aldeias dos arredores, ensinando a doutrina do Reino de Deus. O testemunho que Deus nos pede para darmos é muitas vezes, no meio das incompreensões e oposições dos outros como vimos em S. Paulo. Frequentemente, os discípulos de Jesus sentem-se desanimados e frustrados porque o seu testemunho não é entendido nem acolhido pelos outros…
Pergunto: E a nós?
Nunca aconteceu pensarmos depois de um trabalho esgotante e exigente, que estivemos a perder tempo?
Que ninguém se importou com o que dissemos e fizemos?
A atitude de Jesus convida-nos a nunca desanimar nem desistir.
Deus tem os seus projectos e sabe como transformar num fracasso num êxito. Temos de ter FÉ E PERSEVERANÇA.