XII Domingo do Tempo Comum – Ano B

O Evangelho da missa de hoje fala-nos na passagem de barco, de Jesus e dos discípulos, para a outra margem do lago.
Entretanto, levanta-se uma grande tempestade, enquanto Jesus dormia. Com medo, os discípulos acordam o Mestre que acalmou o mar e disse-lhes:
“Porque estais tão assustados? Ainda não tendes fé?”
Caros Amigos e Irmãos
O barco onde vão Jesus e os discípulos é, na catequese cristã, o símbolo da comunidade de Jesus que navega pelo mundo.
Jesus está no barco, mas são os discípulos que se encarregam da navegação, pois é a eles que é confiada a tarefa de conduzir a comunidade pelo mar da vida. O barco dirige-se para a outra margem, ao encontro das terras dos pagãos. Com esta afirmação, Marcos refere-se à missão da comunidade cristã, convidada por Jesus a ir ao encontro de todos os homens, para lhes levar Jesus e a sua proposta libertadora.
O caminho percorrido pelos discípulos de Jesus, em missão no mundo é, muitas vezes, um caminho marcado por duras tempestades que são: a oposição, a incompreensão, a perseguição e as calunias…
No entanto, os discípulos devem estar conscientes de que esse cenário é inevitável e é o resultado da nossa fidelidade ao caminho de Jesus. Muitas vezes, ao longo da caminhada, os discípulos sentem uma tremenda solidão e confrontados com oposição e a incompreensão do mundo, experimentam a sua pequenez e a sua incapacidade. Parece que Jesus os abandonou e o silêncio de Jesus desconcerta-nos e angustia-os.
O Evangelho deste domingo Caros Amigos e Irmãos garante-nos que Jesus nunca abandona o barco dos discípulos. Ele está sempre lá, embarcado com eles na mesma aventura, dando-lhes segurança e paz. Nos momentos: de crise, de desânimo, de medo, os discípulos têm de ser capazes de descobrir a presença, às vezes silenciosa, mas sempre amiga e reconfortante de Jesus, ao seu lado, no mesmo barco.
Jesus, despertado pelos discípulos, acalma a fúria do mar e do vento, com a Sua Palavra de autoridade. Depois de acalmar o mar e o vento, Jesus dirige-se aos discípulos e repreende-os pela sua falta de fé: “porque estais tão assustados? Ainda não tendes fé?”
Se os discípulos tivessem fé, não teriam medo e não sentiriam a necessidade de “acordar” Jesus. Estariam conscientes da presença de Jesus ao seu lado em todos os momentos e não estariam à espera de uma intervenção mais ou menos mágica de Jesus para os livrar das dificuldades. O verdadeiro discípulo é aquele que aderir a Jesus, que vive em permanente comunhão e intimidade com Jesus, que está em permanente escuta de Jesus, que caminha com Jesus, que a cada instante descobre a presença reconfortante de Jesus ao teu lado. Ele conta sempre com Jesus e não se lembra de Jesus apenas nos momentos de dificuldade e de crise…
A catequese que Marcos nos propõe é, portanto, sobre a caminhada dos discípulos, em missão no mundo…Marcos garante-nos que Cristo está sempre com os discípulos mesmo quando parece ausente.
Os discípulos nada têm a temer, porque Cristo vai com eles, ajudando-os a vencer as forças que se opõem à vida e à salvação dos homens.